Fim do e-Cac: Receita anuncia novo portal de serviços ao contribuinte - PH Softwares
18/03/2024

Fim do e-Cac: Receita anuncia novo portal de serviços ao contribuinte

Reunindo diversas funcionalidades relacionadas ao Fisco, portal pretende agrupar diversos atendimentos


A Receita Federal anunciou segunda-feira (4) o lançamento de um novo portal que concentrará todos os serviços oferecidos aos cidadãos e empresários. O objetivo é proporcionar uma experiência unificada e aprimorada na interação digital com o órgão o qual será implementado em fases.



Uma das principais mudanças que será na última etapa, o novo Portal de Serviços substituirá o atual Centro de Atendimento Virtual (e-CAC). No entanto, a Receita garantiu que o e-CAC continuará operando normalmente até que todos os serviços sejam completamente migrados para a nova plataforma.



Essa transição faz parte de um conjunto de medidas de segurança implementadas pela Receita Federal. Recentemente, em janeiro deste ano, foi concluída a terceira etapa dessas medidas, com a migração de serviços para acesso exclusivo pela conta gov.br, aos poucos eliminando os códigos de acesso.



O e-CAC é reconhecido como o principal canal de comunicação online entre os contribuintes, contadores e a Receita Federal. Por meio dele, os usuários podem conferir informações sobre restituição de imposto de renda, verificar dados cadastrais, emitir documentos para pagamentos, e receber orientações para regularização de pendências.



Como funcionará o novo portal?
Inicialmente, o novo portal servirá como um hub de sistemas, apresentando um mapa de todos os serviços digitais disponíveis, organizados por áreas de interesse, como: Cidadão, Negócios, Empresas do Simples Nacional, Microempreendedores Individuais (MEIs) e outros.



Os usuários poderão navegar por meio de ícones, menu lateral ou ferramenta de busca. Ao escolher um tema específico, serão redirecionados para acessar o conteúdo utilizando a conta gov.br.



Além disso, o novo portal oferecerá funcionalidades para avaliação e relato de eventuais erros do sistema, com instruções sobre como proceder.



Segundo a Receita, por meio de comunicado oficial: A criação do novo portal de serviços é o resultado de um extenso trabalho de pesquisa e entrevistas com diversos perfis de usuários. Esses processos forneceram diagnósticos precisos sobre a experiência atual dos contribuintes em relação aos serviços da Receita Federal, bem como percepções e ideias valiosas para a construção da nova plataforma.


Fonte: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/receita-federal-implementa-terceira-etapa-de-medidas-de-seguranca-migrando-servicos-para-acesso-exclusivo-pela-conta-gov-1.br